top of page
  • Foto do escritorRede Zebrafish

Projeto da FAPESP lança gibi sobre criação e manejo do peixe Zebrafish

Por Isadora Schmitt Caccia 

As ilustrações e diálogos são de personagens reais 


A Plataforma Zebrafish - projeto do Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular ligado à FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) - criou um gibi que conta sobre os processos de manejo e criação do modelo experimental Zebrafish. O nome científico da espécie é Danio rerio, também conhecido com peixe paulistinha, modelo muito utilizado em pesquisa científica. 


A história da publicação é narrada por integrantes reais do projeto, onde o laboratório é visitado por alunos de iniciação científica. Todos os personagens são reais e foram ilustrados especialmente para o gibi. O livro chama-se "Um dia na Plataforma Zebrafish". 


A ideia é inicialmente disponibilizar a história para integrantes da Rede Zebrafish e, posteriormente, divulgar para os alunos dos cursos e oficinas da Plataforma. "Foi uma forma que encontrei de popularizar a ciência e torná-la mais acessível. A linguagem usada pode ser compreendida por todos e pode despertar o interesse de muitas pessoas", declarou Mônica Lopes Ferreira, diretora da Plataforma Zebrafish.    Sobre a Plataforma Zebrafish  A Plataforma Zebrafish é um projeto fundado em 2015 pela pesquisadora Mônica Lopes Ferreira. O local é uma referência em estudos do peixe Zebrafish (Danio rerio), também conhecido popularmente como Paulistinha.  Além de receber pesquisadores  e estudantes do Brasil inteiro para testes de toxicidade e pesquisas diversas, o biotério comporta  atualmente 6 mil peixes adultos. A estrutura está montada no Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada, no Instituto Butantan, e hoje faz parte do Centro de Pesquisa em Toxinas, Resposta Imune e Sinalização Celular (CeTICS), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

366 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page