top of page
  • Foto do escritorRede Zebrafish

Plataforma Zebrafish promove ações para crianças e adultos

Por Isadora Schmitt 


Os últimos meses foram agitados para a Plataforma Zebrafish: projeto do CeTICS (FAPESP) - Centro de Toxinas Resposta-Imune e Sinalização Celular, localizado no LETA (Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada). Nos dias 30 e 31 de julho, cerca de 800 pessoas visitaram e conheceram o trabalho desenvolvido com o peixe dentro da instituição. "O objetivo foi abrir as portas do laboratório para mostrar quem somos e o que fazemos. Eles passaram por todos os processos que fazemos aqui. Desde o painel explicativo até o Biotério", afirma a pesquisadora Mônica Lopes Ferreira.

"Foi muito interessante conhecer a Plataforma Zebrafish. É incrível saber como um peixe tão pequeno pode ter um DNA tão parecido com o humano. Não fazia ideia de quantas coisas os pesquisadores conseguem descobrir através do peixe", fala a visitante, Lorena Moreira da Silva.

Oficina para Professores

No dia 20 de julho, professores das área de Ciência e Biologia de escolas públicas e privadas receberam uma oficina sobre o Zebrafish. Foi um dia inteiro de ensinamentos sobre o peixe, tendo como foco a transmissão do conhecimento por intermédio dele. "Os professores são os multiplicadores da informação. A Plataforma já trabalhou com outros projetos para estudantes, mas chegou a hora dos educadores", declara Lopes-Ferreira.

Além de conhecer todas as etapas de manejo e criança do peixe no Biotério, os participantes receberam ensinamentos dos pesquisadores e dos alunos do projeto. Eles ganharam um livro (desenvolvido especialmente para professores), um quebra-cabeça do Paulistinha e um jogo criado pela empresa Alesco.

Bruno Gama é professor de Ciências e Biologia. Ele esteve na oficina e pretende levar o Zebrafish para as suas aulas práticas. "Quero mostrar para os meus alunos o que é de fato fazer Ciência", declara o educador.

Na Onda da Ciência

No final do mês de junho, o livro "Na onda da Ciência" foi lançado na UNESP de Botucatu. O projeto é uma parceria com o Núcleo de Avaliação do Impacto Ambiental sobre a Saúde Humana (Toxicam).

O material ensina de forma lúdica o funcionamento de um laboratório e o trabalho de um cientista. O personagem principal é o "Dan", um peixe zebrafish que descobre todo esse universo ao longo das páginas. O material é voltado para alunos do Ensino Fundamental, possui ilustrações e atividades didáticas sobre o mundo da pesquisa e do zebrafish como modelo experimental. Para adquirir um exemplar, o representante da instituição deve encaminhar um email para difusao.cetics@butantan.gov.br.




284 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page